O veículo automotivo possui uma grande variedade de sistemas e de peças. Um dos mais importantes segmentos é o de elementos filtrantes do veículo. São eles: o filtro de óleo, de combustível, de cabine (ar condicionado) e de ar do motor.
A periodicidade da revisão preventiva para troca dos filtros varia para cada cada fabricante, bem como de acordo com a intensidade de uso do veículo, devendo-se consultar o manual do veículo. Em média, recomenda-se a troca dos filtros anualmente ou a cada 10 mil quilômetros percorridos. Para veículos submetidos a condições severas de uso, recomenda-se a troca a cada 6 meses ou a cada 5 mil quilômetros percorridos.
A função de cada filtro é imprescindível, sendo relevante elencá-las:
O filtro de óleo realiza a filtragem de impureza provenientes do óleo e da fricção derivada do atrito entre as peças do motor. O depósito de partículas é extremamente nocivo, podendo ocasionar obstrução na circulação do óleo. Problemas de lubrificação, por sua vez, podem ocasionar: danos aos componentes do motor, perda de desempenho e até mesmo aumento do consumo de combustível (visto que será exigido mais pot
ência do motor, devido a má lubrificação dos seus componentes).
O filtro de combustível é a principal defesa do motor do veículo. Realiza a filtragem de partículas indesejadas advindas do próprio combustível, seja etanol ou gasolina. Desse modo, evita: que a queima de combustível seja comprometida, que as mangueiras fiquem obstruidas, que a boma de combustível estrague, que o sistema de injeção e os bicos injetores fiquem sujos (o que pode ocasionar falhas e perda de rendimento). Ao identificar algum destes sinais, ou: dificuldades na partida do veículo, marcha lenta irregular ou consumo excessivo de combustível, agende sua revisão corretiva conosco, talvez seja interessante inspecionar o seu filtro de combustível.
O filtro de ar do motor tem a função de filtrar o ar que entra no motor. Sem o fluxo de ar adequado a queima de combustível resta prejudicada, o que pode comprometer o rendimento do motor, ocasionando: falhas na marcha lenta, aumento do consumo de combustível e perda de potência. Ao identificar algum destes sinais agende sua revisão corretiva conosco, talvez seja interessante inspecionar o seu filtro de ar do motor.
O filtro de cabine (ar condicionado) influencia diretamente na saúde do condutor e dos passageiros. Sua função é proteger o condutor e os passageiros de poeira e gases vindos do exterior, a fim de garantir que o ar esteja o mais puro possível. A ausência de troca do filtro e da higienização adequada dos dutos do ar condicionado automotivo pode desencadear uma série de problemas, como: maus odores; doenças respiratórias; proliferação de fungos e bactérias e redução do fluxo de ar. Vale mencionar que a higienização deve ser realizada com produto higienizador específico em forma de spray ou vaporizador.
Por fim, conclui-se que a manutenção preventiva dos filtros é essencial para garantir o bom funcionamento do veículo, prevenindo o desenvolvimento de defeitos e prejuízos elevados de ordem financeira. Diante disso, fique atento aos prazos e quilometragens recomendados no manual do seu veículo e não deixe de agendar a sua revisão preventiva conosco.