Rodízio

O rodízio de pneus consiste na troca de posição entre eles. O objetivo é prolongar a vida útil do componente. É a troca periódica da posição de cada elemento, ou seja, mudar as rodas de lugar. É uma tarefa importante porque o desgaste da borracha é sempre diferente entre a traseira e dianteira do veículo.

Isso ocorre, especialemente, devido à tração estar na frente ou atrás. Os pneus que recebem a potência do motor acabam se desgastando mais rapidamente.

Recomenda-se a realização de rodizio, em média, a cada 10.000 quilômetros percorridos ou de acordo com o que prevê o manual do proprietário.

Após o rodízio, recomenda-se realizar o alinhamento e o balanceamento dos pneus, para evitar que as rodas fiquem mal alinhadas e sem regulagem adequada, o que pode resultar no desgaste irregular dos pneus. Também é válido verificar e ajustar a pressão de inflação, verificar as condições das rodas e das válvulas de ar.

Caso opte por adquirir apenas dois pneus novos, é válido priorizar sempre o eixo traseiro, que é responsável pela estabilidade do automóvel, evitando que o carro perca aderência em uma frenagem ou ao realizar curvas.

O tipo de pneu mais comum encontrado é o convencional, tecnicamente chamado de simétrico bidirecional. Funciona bem em qualquer ponto do carro, podendo ser instalado na direita ou esquerda, dianteira ou traseira. Nesse caso, o rodízio para veículos com tração dianteira e traseira é o mesmo. A troca costuma ser feita em “X”. Ou seja, coloca-se a roda dianteira direita na traseira esquerda e a traseira direita na dianteira esquerda.

Contudo, nem todos os pneus são simétricos e podem ser instalados em qualquer lado do carro. Os unidirecionais contam com a banda de rodagem (a parte que toca o solo) projetada com um certo “desenho” que funciona bem apenas num sentido de rodagem. A montagem na posição errada prejudica a eficiência do componente, aumenta o seu desgaste e dificulta o escoamento da água. Porém, também é possível fazer o rodízio, mas o procedimento é um pouco diferente e até mais simples. Basta passar as rodas dianteiras para a traseira e vice-versa, sempre respeitando as setas (impressas na lateral do pneu) que indicam o sentido correto de rodagem.