Freios

O Sistema de freios é composto por diversos componentes, como: pastilhas, discos, sapatas, tambores, fluído de freio, cilindro mestre, cubo, rolamentos, sensores, flexível, pinças e reservatório. Tem como principal função reduzir a velocidade e parar o veículo, evitando, assim, acidentes.

A manutenção preventiva dos componentes deste sistema é tão vital para segurança de condutores e passageiros que o referido sistema é tratado como item de segurança na normatização do CONTRAN, mais precisamente na resolução  14 de 1998.

De acordo com a Cobreq, deve-se inspecionar o sistema de freios a cada seis meses ou 10 mil quilômetros percorridos.   

A periodicidade da revisão preventiva para troca do fluído de freio, das pastilhas, dos discos e das sapatas de freio varia para cada cada fabricante, devendo-se consultar o manual do veículo.

O fluído é responsável por transmitir a pressão do pedal às rodas. Com o decorrer do tempo, ele pode absorver umidade e impurezas, reduzindo a sua eficácia. Se estiver contaminado (coloração escura) ou com nível baixo, deve-se drená-lo e, em seguida, substituí-lo. A troca preventiva, em média, ocorre anualmente ou a cada 10.000 quilômetros percorridos, o que ocorrer primeiro.

A pastilha de freio é a peça responsável por entrar em contato direto com o disco. Ao gerar esse atrito, reduz a velocidade do veículo. A vida útil desse componente depende dos hábitos de cada condutor. Em média, a troca preventiva ocorre anualmente ou a cada 10 mil quilômetros percorridos. A espessura útil do material de atrito das pastilhas não pode alcançar menos do que 3 milímetros. As sapatas de freio possuem função semelhante, atuando no Sistema de freios traseiro. A mesma inspeção preventiva deve lhes ser aplicada , já que as lonas das sapatas de freio também estão sucsetíveis a desgastes similares. 

Os discos de freio são componentes que giram em conjunto com as rodas do veículo. Eles estão expostos ao atrito das pastilhas e estão suscetíveis a desgastes, devendo-se verificar durante a inspeção a sua integridade e espessura.

Vale ressaltar que os discos e os tambores de freio (Sistema traseiro) não devem exceder a espessura minima especificada pelo fabricante, pois isso pode ocasionar sérios riscos, já que tais componentes devem estar em bom estado para enfrentar altas temperaturas e esforços mecânicos extremos. Do contrário, pode ocorrer superaquecimento, empenamento, trinca e até mesmo quebra.

Há indícios de mau funcionamento do Sistema de freios perceptíveis ao condutor. Fique atento aos seguintes sinais e agende uma revisão corretiva conosco:

Lentidão na frenagem

Frenagem brusca mesmo com pouca força no pedal

Ruído de metal rangendo

Trepidação no pedal de freio

Pedal de freio rigido ou frouxo

Luz acesa do painel