O alinhamento é o procedimento que ajusta os ângulos das rodas, tornando-os paralelos em relação um ao outro e perpendiculares ao chão. Ou seja, é o ajuste da posição das rodas em relação à suspensão do veículo, segundo medidas estabelecidas pelo fabricante.
O alinhamento é o procedimento que ajusta os ângulos das rodas, tornando-os paralelos em relação um ao outro e perpendiculares ao chão. Ou seja, é o ajuste da posição das rodas em relação à suspensão do veículo, segundo medidas estabelecidas pelo fabricante.
Consiste basicamente no ajuste de três medidas: Câmber que é a inclinação da roda em relação a vertical; Cáster, a inclinação da roda em relação ao pivô ou pino mestre da suspensão; e Convergência, o afastamento do centro das bandas de rodagem dos pneus no mesmo eixo (visão horizontal).
A periodicidade da revisão preventiva para o alinhamento de direção varia para cada fabricante, devendo-se consultar o manual do proprietário. Todavia, recomenda-se a sua relização a cada 10.000 quilômetros ou anualmente.
Os objetivos principais de manter o veículo alinhado são: estabilidade direcional, redução do desgaste irregular de pneus, componentes da direção e suspensão, redução do consumo de combustível e conforto ao dirigir.
A inspeção dos pneus sob a ótica do alinhamento de direção envolve a investigação dos seguintes indícios: instabilidade direcional, desgaste irregular de pneus nas bordas, folgas em componentes da direção e suspensão, aumento do consumo de combustível.
Há indícios de mau funcionamento do alinhamento de direção perceptíveis ao condutor. Fique atento aos seguintes sinais e agende uma revisão corretiva conosco: