Os pneus são responsáveis pelo contato do veículo com o solo e, além de suportar toda a carga do veículo, devem combinar segurança e conforto necessários para o desempenho nas pistas.
Por serem submetidos a constantes variações das pistas, tempo, maneiras de dirigir e até das condições dos componentes da suspensão e direção do veículo, é necessária uma checagem periódica a cada seis meses ou 5.000 quilômetros.
A periodicidade da revisão preventiva para para troca de pneus pode variar para cada fabricante. Todavia, recomenda-se à troca, em média, a cada 50.000 quilômetros ou 5 anos.
O indicador de desgaste do pneu é o TWI (Tread Wear Indicator). Consiste em um ressalto de borracha na parte mais funda do pneu. Essa espessura deve ser de no mínimo 1,6 mm (pode-se usar pólvora do palito de fósforo como uma referência). Quando o sulco do pneu se desgasta conforme o uso e “encontra” esse ressalto, há a necessidade da substituição do pneu.
A inspeção periódica é de extrema importância. Pneus que trabalham no limite do TWI estão sujeitos à falta de aderência, dificuldade em manobras rápidas e emergenciais, atraso do processo de frenagem e consumo de combustível.
A inspeção visual é a melhor maneira de saber quando os pneus precisam ser substituídos. Além do desgaste que dá a aparência lisa, observe também: