Pneus

Os pneus são responsáveis pelo contato do veículo com o solo e, além de suportar toda a carga do veículo, devem combinar segurança e conforto necessários para o desempenho nas pistas.

Por serem submetidos a constantes variações das pistas, tempo, maneiras de dirigir e até das condições dos componentes da suspensão e direção do veículo, é necessária uma checagem periódica a cada seis meses ou 5.000 quilômetros.

A periodicidade da revisão preventiva para para troca de pneus pode  variar para cada fabricante. Todavia, recomenda-se à troca, em média, a cada  50.000 quilômetros ou 5 anos.

O indicador de desgaste do pneu é o TWI (Tread Wear Indicator). Consiste em um ressalto de borracha na parte mais funda do pneu. Essa espessura deve ser de no mínimo 1,6 mm (pode-se usar pólvora do palito de fósforo como uma referência). Quando o sulco do pneu se desgasta conforme o uso e “encontra” esse ressalto, há a necessidade da substituição do pneu.

A inspeção periódica é de extrema importância. Pneus que trabalham no limite do TWI estão sujeitos à falta de aderência, dificuldade em manobras rápidas e emergenciais, atraso do processo de frenagem e consumo de combustível.    

A inspeção visual é a melhor maneira de saber quando os pneus precisam ser substituídos. Além do desgaste que dá a aparência lisa, observe também:

Ressecamento da borracha (“rachaduras” em torno do pneu)

Bolhas na lateral

Trepidação do volante em média velocidade

Balançoes excessivos de agachamento e empinamento (perda de pressão)

“Escamamento” que são partes altas e baixas dos sulcos

Surgimento da lona ou dos cordonéis de aço