O sistema de injeção eletrônica é responsável por dosar a mistura de ar e combustível que entra nos cilindros do motor para melhorar constantemente o desempenho dos motores a combustão e controlar a emissão de poluentes.
Este sistema é composto por diversos componentes, como: atuador de marcha lenta, bobina e velas de ignição, bomba de combustível, sensores corpo de borboleta, modulo de injeção, injetores de combustível, interruptores, regulador de pressão, catalizador e sonda-lambda.
A inspeção deve ser realizada a cada 30 mil quilômetros percorridos, por intermédio de leitura via escaneamento da unidade central (módulo). O diagnóstico digital pode indicar ou não a presença de códigos de erro na memória do módulo do veículo.
A revisão preventiva dos componentes do sistema de injeção pode variar a depender de cada fabricante do veículo. Em média, recomenda-se a troca das velas e dos cabos de ignição a cada 30 ou 40 mil quilômetros percorridos.
Se o motor apresentar mau funcionamento pode ser necessário realizar um revisão preditiva ou até mesmo corretiva. Há indícios de mau funcionamento do sistema de injeção perceptíveis ao condutor. Fique atento aos seguintes sinais e agende uma revisão corretiva conosco: